Miopia infantil: Tempo ao ar livre pode reduzir as chances do aparecimento da doença

Você sabe o que é miopia infantil e quais as formas de reduzir as chances do aparecimento dessa doença nas crianças? Se não sabe ao certo, fique tranquilo! É comum que mamães e papais de primeira viagem tenham dúvidas sobre o assunto!

Ao contrário do que você poderia imaginar, a miopia não afeta somente a visão dos adultos. É muito comum que as crianças também sejam prejudicadas com esse problema na visão. No entanto, é mais difícil de perceber entre os pequenos já que muitas vezes eles não falam ou até mesmo não sabem que estão com dificuldade para enxergar.

Mas, você está no lugar certo! Aqui você entenderá o que é miopia infantil, quais são os sintomas e como você pode ajudar a prevenir essa doença ao deixar a criança mais ao ar livre.

É isso mesmo! Um estudo recente mostrou que passar um tempo ao ar livre pode ser essencial para uma boa saúde ocular, desde que evite a superexposição à luz solar, é claro. Continue lendo este artigo e saiba tudo o que precisa sobre a miopia infantil!

O que é miopia infantil?

Antes de qualquer coisa é importante entender o que é a miopia, isso vale tanto para crianças quanto para adultos. A miopia é um erro do globo ocular, no qual a imagem dos objetos é focada incorretamente. Ou seja, a luz não é focalizada da forma certa e isso faz com que o portador tenha dificuldades para enxergar objetos distantes.

Na miopia a imagem dos objetos não é formada na retina, como é o correto, mas sim à frente da retina. Com isso, a imagem transmitida ao cérebro acaba não correspondendo à imagem correta, sofrendo alterações que prejudicam a visão real de formatos, por exemplo.

Quais são os principais sintomas?

O principal sintoma da miopia é não enxergar bem de longe. Uma criança míope, por exemplo, vê claramente os objetos próximos, mas os distantes ficam turvos.

Entretanto, deixar os olhos um pouco fechados pode amezinhar o problema momentaneamente e isso acaba confundindo as crianças.

A maneira mais fácil de diagnosticar miopia infantil é na escola, visto que as crianças com esse problema acabam não enxergando muito bem a lousa dependendo do local em que estiverem sentadas. É importante ficar atento e contar com os professores nessa descoberta!

Como é feito o tratamento da doença?

A miopia não tem cura. Sendo assim, o tratamento, ou melhor, a correção deve ser feita através do uso dos óculos até os 15 anos e a partir dessa idade por meio de lentes de contato.

Vale destacar ainda que é muito comum também que com o passar do tempo o grau de miopia acabe aumentando, já que esta é considerada como uma doença progressiva.

Existe alguma forma de prevenir a miopia infantil?

Há uma forma de prevenir a doença antes que ela apareça. Um estudo mostrou que a luz natural – do sol – pode ser essencial para o desenvolvimento normal dos olhos nas crianças.

Esse tempo ao ar livre pode reduzir o risco da miopia infantil – há cada hora adicional que a criança passa no ambiente externo, o risco de desenvolver miopia é diminuído em aproximadamente 2%.

Um dos fatores para isso acontecer também é o fato de que estando ao ar livre as crianças não ficam em computadores, por exemplo, um enorme vilão para a saúde ocular.

É claro que passar muito tempo ao ar livre sem proteção dos raios ultravioletas (UV) pode causar danos aos olhos e à pele. Por isso deve ser com o cuidado necessário.

Ainda assim, incentive a criança a passar mais tempo brincando ao ar livre e deixar os aparelhos eletrônicos de lado

por um momento e reduza os riscos da miopia infantil. Gostou das dicas? Compartilhe esse conteúdo com outras mamães, será muito importante!

Nós, da Baby Eye Care Brasil, apoiamos o movimento a favor da saúde ocular dos bebês

e acreditamos que o diagnóstico precoce é o único caminho para uma saúde oftalmológica completa.

Exames Oftalnológicos

Exames Oftalmológicos

Gostaria de ter a chance de tratar o seu filho a tempo ou ao menos oferecer-lhe maior conforto?

Contate-nos para mais informações: (11) 3171-3123 ou contato@babyeyecarebrasil.com.br.

Dr. Marcelo Agra Cavalcante Costa - Diretor da Baby Eye Care Brasil

Dr. Marcelo Agra Cavalcante Costa – Diretor da Baby Eye Care Brasil

Dr. Marcelo Alexandre Agra Cavalcante é Professor e Chefe do Setor de Retina Infantil. Cirurgia Pediátrica e Neonatal, telemedicina e Retinopatia da Prematuridade da Santa Casa de SP. Também Membro Internacional da Academia Americana de Oftalmologia, atualmente dedica-se como Diretor da Baby Eye Care-SP.

Artigos relacionados

Gostou desse artigo? Então compartilhe nas redes sociais: