1 – TESTE DO PEZINHO

O nascimento de uma criança marca o início de uma nova fase na vida de todos aqueles que estão, de alguma forma, ligadas a ela.

Junto com a chegada vem também o medo do desconhecido, afinal será que o bebê tem alguma doença congênita ou outra enfermidade? Tem como responder a essa pergunta?

Para que serve o teste do pezinho e outros exames?

Quais cuidados que devemos ter?

Com certeza muitas interrogações e dúvidas chegam junto com o bebê.

Afim de esclarecer alguns pontos, ao longo deste conteúdo.

Será discutido porque é tão importante a realização de exames e testes que costumam ser feitos ainda nas primeiras horas de vida da criança.

Como, por exemplo, o conhecido e muito falado teste do pezinho.

Apesar da maioria das mamães saberem que este é um exame obrigatório.

São poucas as que entendem porque o teste é tão determinante para o futuro do bebê que acabou de nascer.

Se você faz parte do grupo que não entende a fundo para que serve o teste do pezinho, fique sabendo que está no lugar certo! Continue lendo e descubra mais detalhes!

2 – O que é o teste do pezinho?

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho

Exame obrigatório e que está disponível tanto na rede particular, quanto no sistema público de saúde.

Trazido para o Brasil em meados dos anos 70 pela APAE – Associação de Pais e Amigos Excepcionais, esse teste garante a detecção de doenças a partir da análise sanguínea completa do bebê que recentemente chegou ao mundo.

Aliás, o teste é realizado geralmente dentro das próprias maternidades,

Justamente com a intenção de que todos os bebês passem por essa avaliação que, vale dizer, é bastante simples e que não possui efeitos colaterais para a criança.

Obrigatório no Brasil desde 1992. Nessa época ele também se tornou gratuito, o que garante que todos tenham acesso a ele independente de classe social. A maioria dos hospitais públicos estão, inclusive, preparados para a realização do exame bem como os postos e unidades básicas de saúde.

3 – Teste do Pezinho, Como esse exame é feito?

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho

Mas, como o teste é feito? Provavelmente você imaginou algo pior do que é! Na realidade, o teste consiste na extração de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê. Tais gotas são colocadas em um papel de filtro e posteriormente enviados ao laboratório.

O laboratório que recebe o material faz a análise de tudo o que foi coletado e, caso algum dos resultados dê alterado, a mãe da criança e o local onde foi feita a coleta são notificados a fim de que comecem a ser feitos exames mais precisos para verificar a veracidade da doença.

Ao realizar o teste, especialmente na maternidade, fique de olho para receber o protocolo. Com cerca de 30 dias após o colhimento da amostra já é possível verificar os resultados a partir dos dados que constam nesse protocolo. Geralmente é possível até mesmo fazer a impressão do resultado pela internet.

4 – Teste do pezinho, para que serve o e qual a sua importância?

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho

Agora falando especificamente sobre para que serve o teste do pezinho, como já mencionado, ele serve para diagnosticar a possível existência de algumas doenças no bebê. Tais doenças, quanto mais cedo forem descobertas, melhor afinal é possível iniciar o tratamento antes.

Vale destacar, entretanto, que existem dois tipos de teste do pezinho. Antes de falar para que serve o exame de forma geral, é necessário entender a diferenciação desses dois tipos de exame. Acompanhe a seguir:

5 – Teste do pezinho, tipos de teste

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho

O primeiro tipo de teste do pezinho é o mais conhecido e aquele considerado como obrigatório. É um exame que procura diagnosticar 6 doenças, sendo elas: anemia falciforme, fibrose cística, hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, deficiência da biotinidase e hiperplasia adrenal.

Esse teste é gratuito e pode ser feito tanto nas unidades básicas de saúde quanto nas próprias maternidades. É o exame tradicional e que foi trazido há mais de 40 anos para o Brasil.

O segundo tipo, entretanto, além das 6 doenças já apontadas como passiveis de diagnóstico no teste, tem a capacidade de identificar outras 30 doenças mais. Por isso, é uma versão completa, chamada de teste do pezinho ampliado.

Essa modalidade de exame não é disponibilizada gratuitamente e nem faz parte dos testes realizados pelo sistema público. Desta forma, é necessário pagar para a realização desse exame, sendo este um investimento que realmente vale a pena na saúde do seu filho.

6 – Teste do pezinho, quando e como fazer o exame?

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho

Você descobriu para que serve o teste, mas ainda não sabe onde e quando fazer? Pois bem! Atualmente o teste é feito dentro das próprias maternidades, desde que o recém-nascido tenha ao menos 48 horas de vida.

Caso, por um motivo ou outro, não seja possível fazer o teste neste lugar o indicado é que a família leve a criança para a realização do exame em no máximo uma semana. Quanto mais cedo o teste for feito, melhor para a análise do sangue.

Para fazer o teste do pezinho basta comparecer a um posto ou laboratório. Leve os documentos do bebê, caso já tenha, além dos documentos dos pais. Passe as informações corretas para que o laboratório possa entrar em contato com algum familiar, caso seja preciso.

7 – Teste do pezinho, cuide do seu filho: Outros exames que você tem que lembrar!

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho

Agora que você já sabe para que serve o teste do pezinho é válido lembrar que este não é o único exame a ser feito nas primeiras horas, dias e semanas de vida do bebê. Assim como este exame pode diagnosticar vários tipos de doenças, outros testes possuem o mesmo objetivo sendo impreterivelmente importantes para a vida e para o futuro do bebê.

Não sabe quais são os demais exames a serem realizados no recém-nascido? Tem dúvidas sobre como garantir ao máximo que todos os cuidados e testes sejam feitos com o seu bebê?

Aproveite para baixar o E-book “Exames para recém-nascidos:

Veja a lista completa de procedimentos para garantir a saúde do seu bebê após o nascimento!” e descubra os demais procedimentos e para que serve cada um deles!

 

Exames recém-nascido

Ebook gratuito – http://bit.ly/EbookRecém-Nascidos

Artigos relacionados

Gostou desse artigo? Então compartilhe nas redes sociais: