7 cuidados que você precisa ter com um recém-nascido!

Após o parto, há uma série de medidas que precisam ser tomadas nos cuidados com recém-nascido,

Contudo om a finalidade de promover proteção a sua saúde prevenindo doenças que ele possa contrair nessa fase tão sensível e importante.

Afinal quais são os tipos de cuidados que você precisa ter com seu filho no pós-parto e durante os primeiros meses de vida?

Então, continue lendo nosso post especial e fique por dentro do tema!

1.  Recém-nascido – Os primeiros cuidados

Cuidados com o recém-nascido

Cuidados com o recém-nascido

 

Certamente, logo após o parto, o recém-nascido precisa passar pelas primeiras avaliações médicas: sinais vitais e estado de saúde geral.

Nesses primeiros momentos, os profissionais do hospital avaliarão a frequência cardíaca, tônus muscular, resistência respiratória e cor, isto é, se o bebê apresenta sinais de cianose ou se tem coloração normal.

Nessas avaliações recomendamos o teste do olhinho ampliado.

Cuidados com o recém-nascido

Teste do olhinho ampliado

Se tudo estiver bem com o bebê, posteriormente os próximos cuidados poderão ser realizados sem nenhum problema.

Quando o recém-nascido ainda está no hospital ou maternidade ele fará o popular teste do pezinho.

Além desse, ele também passará por testes de visão para garantir a saúde de seus olhinhos, de língua e também de coração.

 

Cuidados com o recém-nascido

Teste de visão

Tudo isso é feito nesses primeiros dias de vida com a finalidade de avaliar a presença e prevenir o aparecimento de doenças congênitas e síndromes que possam ameaçar a saúde da criança.

Por fim, ainda temos a vacinação com BCG e contra a hepatite B.

Seguindo com a primeira gama de cuidados com recém-nascidos feitos enquanto ainda estão na maternidade, ainda temos as avaliações para verificação de qualquer má formação que possa provocar algum dano à sua saúde e que precise ser resolvida imediatamente.

Vale lembrar que o pré-natal tem um papel fundamental aqui.

Muitos problemas envolvendo a saúde do bebê já são evitados e corrigidos antes mesmo de seu nascimento.

Em outros casos, quando alguma complicação é identificada durante a gestação, o seu tratamento será muito mais eficaz após o parto.

Claro que a lista de cuidados segue.

Afinal, estamos falando dos primeiros meses de vida da criança.

A seguir apontamos outros aspectos importantes que devem ser observados após os primeiros dias de vida do bebê.

Cuidados com o recém-nascido

Cuidados com o recém-nascido

 

2. Cuidados com a visão do recém-nascido

É muito importante cuidar da visão da criança a fim de fazer um acompanhamento com um oftalmologista pediátrico.

Vale lembrar então que, quanto mais cedo possíveis problemas forem identificados, mais rápida e efetiva será a correção.

Contudo na hora da limpeza dos olhinhos precisamos de muito cuidado.

Assim no momento em que estiver dando banho na criança, a mãe pode limpar usando um chumaço de algodão ou gaze.

Outrossim uma observação importante é sempre usar um algodão ou gaze para cada olho.

Cuidados com o recém-nascido

Visão do bebê

3. Gases e cólicas

Gases e cólicas nos recém-nascidos são algo normal e esperado. Vale lembrar que a frequência dos gases não aponta necessariamente algum problema. Agora, as cólicas é que costumam tirar o sono dos pais da criança. E sim, as cólicas não têm apenas uma única origem. Mas, esse é outro aspecto normal e costuma surgir nos bebês após a terceira semana de vida e diminuir até parar, entre os três e quatro meses.

E por falar em cólica, os recém-nascidos vão chorar muito e nada que os pais fazem parecem distraí-los. Porém, uma boa, simples e prática massagem caseira ajuda a aliviar a situação e deixa a criança mais calma. Fica a dica.

Cuidados com o recém-nascido

Gases e cólicas

4. Banho

Os cuidados com recém-nascido no banho dizem mais respeito aos itens usados do que a qualquer outra coisa. É preciso atenção na escolha de sabonetes, óleos e xampus. Antes de começar a dar aquele tratamento gostosinho e relaxante na criança, deve-se conferir se tudo o que será necessário já está por perto: fraldas, roupas, algodão, toalha, sabonete líquido hipoalergênico, entre outros itens.

A água do banho precisa estar em torno dos 36 graus, ou seja, morna e confortável. Na dúvida sobre a temperatura, um simples termômetro poderá resolver a situação e proteger o bebê de queimaduras.

Cuidados com o recém-nascido

Cuidados no banho

5. Estimulando a amamentação

Esse primeiro contato do recém-nascido com o seio materno acontece ainda na maternidade. É importante ressaltar que mesmo que o bebê não sugue o leite, o contato corpo a corpo com a mãe deve ser estimulado. Ao fazer isso, o processo de amamentação se tornará mais fácil.

Cuidados com o recém-nascido

Estimular amamentação

6. Sem visitas

Vamos destacar que estamos falando de um ser ainda muito frágil. Quando o bebê está em casa, naturalmente as visitas aparecerão. Mas, é importante cuidar dessas visitas. Doenças, por mais simples que sejam, podem afetar a criança radicalmente. Outra dica é não deixar que essas visitas sejam demoradas. Por fim, todos devem higienizar as mãos antes de tocarem na criança. Aliás, essa regra também é válida para os pais.

7. Vitamina D

A vitamina D tem um papel essencial para todas as pessoas e muito mais para as crianças. E qual a melhor fonte dela que os recém

Cuidados com o recém-nascido

Banho de sol

-nascidos podem aproveitar? Isso mesmo, o leite materno! E é aqui que o Sol entra em ação. Criar o hábito do banho de Sol no bebê ajuda a ativar essa vitamina presente no leito materno na criança.

Conclusão

Quase todos os pais dizem que os primeiros dias após o nascimento da criança é um verdadeiro caos. E eles não estão errados. Não existem regras, diretrizes ou plano pronto para deixar tudo no lugar. Os pais, por sua vez, precisam relaxar um pouco. É assim mesmo!

Nos primeiros meses de vida, o bebê vai se alimentar quando quiser e dormir quando bem entender. Ou como dizem alguns, essa é a fase de maior liberdade para a criança.

Com o tempo e mais rápido do que imaginamos, já incorporamos os novos hábitos na rotina e passamos a aproveitar esse momento tão especial.

Quando falamos sobre cuidados com recém-nascido precisamos ter em mente que estamos cuidando de todo um futuro.

Por isso, pautar esses cuidados em pontos sólidos é essencial.

Uma boa ideia é analisar os seguintes aspectos: nutrição saudável, cuidados emocionais, ambiente familiar saudável e cuidados com a saúde. Não podemos deixar que nenhum desses pontos fique a desejar.

Agora, que tal aproveitar para conhecer mais sobre cuidados com recém-nascidos e os principais exames que ele precisa? Baixe nosso ebook especial sobre o tema e fique por dentro de tudo!

http://paisbaby.contato.site/ebook

Entre em contato com a Baby Eye Care. Estamos sempre disponíveis para ajudar seu filho a crescer com saúde e feliz.

Curta , compartilhe e deixe seu comentário.

Seja VIP se inscreva e receba nossos ebooks e nossos emails gratuitamente com informações relevantes:

http://paisbaby.contato.site/ebook

Conjuntivite Neonatal

Logo Baby Eye Care Brasil

Dr. Marcelo Cavalcante Costa, sócio/proprietário da Baby Eye Care Brasil, consultório médico especializado em doenças oftalmológicas em crianças, médico responsável por esse artigo.

Conjuntivite Neonatal

Dr. Marcelo Agra Cavalcante Costa

 

Artigos relacionados

Gostou desse artigo? Então compartilhe nas redes sociais: