1 – Oftalmologistas especializados contribuem para a saúde ocular infantil

saúde-ocular-infantil-importância-do-oftalmologista-infantil

Queridos pais, vocês sabiam que é de suma importância que seu filho ou sua filha tenham uma saúde ocular infantil de qualidade?

Se até agora não tinham esse conhecimento, partir da leitura desse artigo tudo vai mudar.

Por isso, quero convidá-los a ler esse post até o final para que vocês entendam como é fundamental ter um acompanhamento oftalmológico já desde a idade inicial.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou este ano que doenças oculares foram responsáveis por tornar crianças cegas, com a visão comprometida ou baixa.

Essas doenças poderiam ser tratadas e até mesmo prevenidas se houvesse um acompanhamento oftalmológico dessas crianças logo cedo.

É justamente por isso que temos ressaltado aqui no blog a importância de vocês pais trazerem seus filhos o quanto antes para cuidarmos.

Muitos pais ainda desconhecem como é necessário que as crianças, inclusive bebês sejam acompanhados por um especialista oftalmológico infantil.

Já falamos por aqui sobre fadiga ocular, exame de fundo de olho, oftalmologia pediátrica, entre outros, para deixá-los ainda mais informados sobre essa questão que, infelizmente, ainda hoje é negligenciada.

2 – Doenças oculares que podem ser prevenidas e acabam afetando as crianças

saúde-ocular-infantil-importância-do-oftalmologista-infantil

Algumas doenças, como por exemplo, retinopatia da prematuridade, glaucoma congênito, atrofia óptica, causam cegueira ou baixa visão em crianças.

Da mesma forma, catarata infantil e a toxoplasmose também entram na lista de enfermidades oculares que atingem crianças.

Porém, também são doenças que poderiam ser tratadas e até mesmo prevenidas se a criança fosse acompanhada corretamente.

Assim sendo, cada vez mais testifica-se a importância do acompanhamento feito por um oftalmologista pediátrico.

Contudo, quando esses casos acontecem, é possível que o quadro seja revertido. Para isso é fundamental que haja um cuidado em caráter multidisciplinar, inclusive antes mesmo do nascimento do bebê.

Para vocês terem noção pais, os oftalmologistas infantis podem atuar até mesmo na fase gestacional da mamãe, dependendo, claro, da necessidade.

E esse acompanhamento deve ser realizado pelo menos até os primeiros anos de vida do seu bebê.

Exames como o teste do olhinho e, posteriormente, consultas semestrais fará o oftalmologista do seu filho ou da sua filha ter uma melhor avaliação e, também, melhor resultado dos avanços para reverter essas doenças.

Após isso, as visitas ao doutor podem passar a acontecer anualmente. Frisando que até isso acontecer, é necessário muito cuidado e acompanhamento médico.

3 – Como descobrir se uma criança tem algum problema ocular?

saúde-ocular-infantil-importância-do-oftalmologista-infantil

Antes de mais nada precisamos lembrar aos papais que ninguém nasce sabendo enxergar.

Em outras palavras, os bebês de vocês irão aprender dia após dia a enxergar. É a lei natural das coisas, fique tranquilo.

Entretanto, durante o crescimento da criança, é muito difícil que os pais consigam perceber logo de cara.

Mas, não se sintam culpados. Entendam apenas que é importante que seus filhos recebam os cuidados oftalmológicos devidos o quanto antes.

Saibam que cerca de 90% da visão de suas crianças só vão se desenvolver até os 2 anos de idade.

O restante só será totalmente desenvolvido quando ela completarem 6 ou 7 anos. Tudo isso depende do estímulo visual que o cérebro recebe, pois ele precisa disso para levar aos olhos a informação visual perfeita e, assim, a criança aprenda a enxergar perfeitamente.

4 – Cuidados a serem tomados

saúde-ocular-infantil-importância-do-oftalmologista-infantil

Infelizmente, muitas vezes por falta de informação, problemas na visão podem ser confundidos com dificuldade cognitiva.

Pesquisadores descobriram que muitas crianças apresentam dificuldade no período de alfabetização, porém por causa de problemas de visão.

Avalia-se que cerca de 20% das crianças em fase estudantil deveriam usar óculos ou outras correções óticas.

Porém, isso não acontece, muitas vezes, por falta de oportunidade, seja de ser consultado por um oftalmologista, de comprar um óculos, e outros fatores.

Dessa forma quero dizer a vocês papais e mamãe que tenham cuidado quando perceberem que seus filhos não estão mais indo tão bem na escola.

Esse pode ser, sim, um dos sinais de que a saúde ocular deles não está 100%. Fiquem atentos, mas não se precipitem.

Mas, não são apenas os pais que precisam se conscientizar. Acreditem, mas muitos pediatras também precisam estar atentos a essas questões.

Com o acompanhamento correto, pais bem informados e pediatras conscientes da importância do cuidado oftalmológico infantil conseguiremos, juntos, prevenir para que essas doenças não aconteçam.

5 – Importância da oftalmologia pediátrica para a saúde ocular infantil

saúde-ocular-infantil-importância-do-oftalmologista-infantil

A oftalmologia pediátrica é a especialidade responsável por acompanhar todo o desenvolvimento e saúde ocular infantil.

Atua de forma a prevenir e também tratar as doenças que acometem bebês e crianças.

Dessa forma é fundamental que todos os pais entendam a importância de ter um oftalmologista pediátrico acompanhando o bebê desde o seu nascimento.

Lembrando que bebês e crianças podem desenvolver doenças oculares, como por exemplo, estrabismo, ambliopia, miopia infantil.

Assim sendo, é o oftalmologista pediátrico que irá diagnosticar, tratar e acompanhar a criança.

No último artigo falamos sobre Porque cuidar dos olhos desde a infância. Confira!

Artigos relacionados

Gostou desse artigo? Então compartilhe nas redes sociais: