Triagem ocular infantil: Conheça esse procedimento e entenda sua importância para a saúde ocular de seu filho!

A triagem ocular infantil é um gesto, um cuidado de amor com os olhos do seu filho.

Indispensável desde as primeiras horas de vida, o que muitos pais não sabem é que necessário acompanhar o desenvolvimento da visão da criança a fim de garantir que ela ocorra bem.

Você sabia, por exemplo, que é necessário fazer exames a cada nova fase da criança? Tem ideia do quanto é importante passar pela triagem ocular infantil? Veja neste conteúdo mais informações sobre o assunto.

Quais exames fazer para a triagem?

Basicamente, os exames realizados na triagem ocular infantil são diferenciados por faixas etárias. Confira a seguir quais são e porque você, como mãe ou pai, devem assumir uma postura de prevenção e cuidado. Continue lendo!

Neonatos

Muita gente não sabe, mas os primeiros exames oculares da vida da criança já devem ser feitos ao longo de suas primeiras horas de vida. Apesar de poder ser feito por profissionais da pediatria, indica-se sempre a procura por um especialista ocular.

O exame de reflexo vermelho, que é mais comum, não é completo, porém dispõe de várias ferramentas que podem identificar problemas existentes ou até mesmo futuros. Para uma avaliação ainda mais completa no bem-estar do pequeno, o teste do olhinho ampliado é indispensável antes de qualquer diagnóstico seguro.

Bebês

Ainda tratando-se dos bebês, sempre que possível prefira ouvir duas ou mais avaliações e indicações quando se fala em triagem ocular infantil. Nesta fase um problema ocular pode realmente impactar e influenciar negativamente no processo de aprendizagem, enquanto que a descoberta precoce possibilita tratamentos e cuidados que farão a diferença.

Durante os primeiros dois anos de vida, a indicação é que a família leve a criança de uma a duas vezes por ano ao oftalmologista a fim de conferir se a capacidade ocular está se desenvolvendo tal como esperado.

Fase pré-escolar

Fase pré-escolar

Entre 3 anos e 5 anos  é indispensável mais uma vez que a criança passe novamente por

uma triagem ocular infantil a fim de que sejam verificadas, entre outras, a acuidade visual, ou

seja, a clareza da visão, e ainda a possibilidade da existência de estrabismo, miopia,

hipermetropia, astigmatismo.

Essa avaliação é importante visto que na fase escolar a criança passa a forçar um pouco mais a sua visão para olhar para a lousa e também realizar diferentes atividades.

Fase escolar

Mas, é na fase escolar que, de fato, muitas crianças são diagnosticadas com problemas oculares. Isso porque a maior parte das famílias ainda não entendeu a importância de todo este acompanhamento que antecede a essa fase.

Geralmente as crianças chegam à escola sem nunca ter visitado um oftalmologista. São os professores que começam a notar as dificuldades para enxergar a lousa de perto ou de longe. Após perceber tais problemas, é comum que a escola comunique os pais que, então procuram ajuda profissional. Todavia, destaca-se: quanto antes melhor, sempre!

A triagem ocular infantil é um passo importante em direção à garantia de uma saúde oftalmológica melhor. E, tratando-se de bebês e crianças, a Baby Eye Care é uma grande referência. Com todos os principais exames de visão, aproveite para entrar em contato e agende um horário para o seu filho!

Nós, da Baby Eye Care Brasil, apoiamos o movimento a favor da saúde ocular dos bebês e acreditamos que o diagnóstico precoce é o único caminho para uma saúde oftalmológica completa.

Exames Oftalnológicos

Exames Oftalmológicos

Gostaria de ter a chance de tratar o seu filho a tempo ou ao menos oferecer-lhe maior conforto?

Contate-nos para mais informações: (11) 3171-3123 ou contato@babyeyecarebrasil.com.br.

Dr. Marcelo Agra Cavalcante Costa - Diretor da Baby Eye Care Brasil

Dr. Marcelo Agra Cavalcante Costa – Diretor da Baby Eye Care Brasil

Dr. Marcelo Alexandre Agra Cavalcante é Professor e Chefe do Setor de Retina Infantil. Cirurgia Pediátrica e Neonatal, telemedicina e Retinopatia da Prematuridade da Santa Casa de SP. Também Membro Internacional da Academia Americana de Oftalmologia, atualmente dedica-se como Diretor da Baby Eye Care-SP.

Artigos relacionados

Gostou desse artigo? Então compartilhe nas redes sociais: